>
>
>
Indicador de Integridade

Indicador de Integridade

 

 

CONCEITO

O Indicador de Integridade desenvolvido pela Primeira Escolha tem como objetivo estimar as probabilidades dos indivíduos de se comportarem de acordo com determinados padrões em relação a atributos como honestidade, ética, confiança e/ou moral.

Tais padrões refletem os seguintes níveis de pensamento e tomada de decisão em relação a dilemas morais:

•Pré-convencional: orientação pela obediência para evitar punição, pela troca e reciprocidade, com tendências ao relativismo instrumental.
•Convencional: orientação pela manutenção dos valores vigentes na comunidade ou grupo social, bem como a manutenção da autoridade e da ordem.
•Pós-convencional: orientação pelo contrato social e respeito aos direitos civis individuais ou orientação por princípios éticos universais.

 

POR QUE AVALIAR INTEGRIDADE?

Testes de Integridade propõe estimar as probabilidades dos indivíduos de apresentarem comportamentos contra produtivos no trabalho. Tal medida refere-se à propensão do colaborador da empresa de agir de acordo com determinados padrões relacionados a atributos como honestidade, ética e confiança, permitindo investigar em que nível o indivíduo tem maior probabilidade de se orientar na tomada de decisões frente a dilemas morais, alinhado a cultura organizacional.

 

ESTRUTURA DO TESTE

O teste a ser respondido é composto por 20 dilemas com 4 alternativas de respostas, na qual o participante deve eleger aquela alternativa que mais se mostra adequada a sua forma de pensar e agir em situações como as apresentadas em cada dilema.

Ultrapassar o sinal vermelho do semáforo
Se estiver atrasado e não houver risco aparente, deve ser feito com cautela. Se for de madrugada ou se houver outros riscos, o sinal vermelho poderia ser ultrapassado. Nem em casos extremos deve-se furar o sinal vermelho, pois sempre há riscos de acidente. Pode ocorrer com mais frequência quando não há câmeras, radares ou fiscais de trânsito.

 

•Os itens são contextualizados, apresentando sugestões de decisões em situações problema propostas, que contém implícita ou explicitamente dilemas morais.
•Os contextos escolhidos remetem tanto ao ambiente do trabalho quanto a situações cotidianas.
•O teste é respondido em até 30 minutos.

 

RESULTADOS

Os resultados serão dados em dois níveis de detalhamento:

•Resultado geral: indicando qual o nível em que o indivíduo tem maior probabilidade de se orientar na tomada de decisões frente a dilemas morais.
•Resultado detalhado: indicando a probabilidade de o indivíduo tomar decisões frente a dilemas morais em cada nível.

 

 

 

Post has no taxonomies