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IRLQ

IRLQ

 

Indicador de Raciocínio Lógico Quantitativo

 

DEFINIÇÃO

Teste feito no computador a ser realizado com candidatos de processos seletivos, que chamamos de Indicador de Raciocínio Lógico e Quantitativo (IRLQ), baseado na avaliação de habilidades básicas de  raciocínio para resolução de problemas.

 

HABILIDADES AVALIADAS

O teste visa a avaliar o potencial de um candidato na resolução de problemas que envolvem raciocínio lógico e quantitativo. Tal potencial constitui uma característica ou traço latente da estrutura de pensamento do candidato, ou seja, é algo que não pode ser observado diretamente. Essa capacidade se desdobra nas seis capacidades fundamentais a seguir, que também constituem traços latentes do modo de raciocinar de um indivíduo, mas que são ainda mais específicas:

 

          •Visão Espacial-Geométrica,

          •Capacidade de Análise,

          •Capacidade de Síntese,

          •Capacidade de Inferência,

          •Capacidade Algébrico-Numérica,

          •Capacidade de Leitura de Dados.

Essas capacidades fundamentas são avaliadas em maior ou menor grau nos testes usuais de mercado (raciocínio analítico, raciocínio crítico, lógica, etc.)

 

CAPACIDADES DE ANÁLISE

Habilidade de resolver um problema complexo por meio da divisão do problema em subproblemas mais simples, cujas soluções sejam imediatas, e de modo que a recomposição dessas soluções constitua a solução da situação-problema mais complexa.

 

CAPACIDADE DE SÍNTESE

Habilidade de unir informações e dados de naturezas distintas propostos em uma situação-problema, avaliar a suficiência desses objetos para sua solução ou perceber a ausência de outros que seriam necessários, priorizar e ordenar a utilização desses elementos de modo a construir um encadeamento para a solução.

 

CAPACIDADE DE INFERÊNCIA

Habilidade de reconhecer um ou mais padrões em conjunto de dados ou informações e replicá-los de modo a construir uma extensão desse conjunto que preserve a mesma estrutura de padrões.

 

 VISÃO ESPACIAL-GEOMÉTRICA

Habilidade de compreender os aspectos de uma representação espacial ou geométrica, identificar um problema proposto neste contexto, escolher os elementos relevantes para sua solução, lançar mão de uma ou mais construções geométricas previamente conhecidas ou percebidas na própria situação, a fim de utilizá-la para solucionar o problema.

 

CAPACIDADE ALGÉBRICA-NUMÉRICA

Habilidade de identificar a necessidade e de computar operações envolvendo números ou variáveis, aplicando desenvolvimentos algébricos de expressões ou resolução de equações para solucionar um problema.

 

CAPACIDADE DE LEITURA DE DADOS

Habilidade de interpretar dados fornecidos na forma bruta (diretamente), consolidados em tabelas ou gráficos, ou ainda por meio alguma outra representação textual ou pictórica, extrair o significado das informações fornecidas por essa interpretação, sendo então capaz de fornecer ou validar inferências feitas a partir desses dados.

 

 

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