>
>
>
>
Diagnóstico Padronizado (DPEM123)

Diagnóstico Padronizado (DPEM123)

 

DPEM123

 

FINALIDADE

Diferente dos tradicionais simulados de vestibular, que têm como finalidade principal o treino e a familiarização do aluno com certo tipo de prova, os Diagnósticos Padronizados da Primeira Escolha se destinam principalmente aos educadores da escola – professores, coordenadores e diretores –, tendo sido desenhado para que seus resultados possam embasar ajustes nos programas de ensino e na tomada de decisões institucionais que visam a melhoria da aprendizagem dos alunos. Os relatórios pedagógicos fornecidos pela Primeira Escolha, bem como o processo de devolutiva empregado, se prestam à identificação de fragilidades e potenciais dos alunos em habilidades específicas, não tendo em absoluto a pretensão de qualificar o trabalho da escola como bom ou ruim. Em outras palavras, não se confunde com uma avaliação dos profissionais da escola, mas trata-se de uma ferramenta de trabalho para esses profissionais. Essa perspectiva embasa-se na clareza de que o ensino proporcionado por uma escola decorre de múltiplos fatores que se entrelaçam para promover a aprendizagem dos alunos. E mais: de que as principais ferramentas de monitoramento dessa dinâmica são as avaliações internas da própria instituição. O Diagnóstico Padronizado, tal como vem sendo desenvolvido pela Primeira Escolha desde 2009, complementa as avaliações internas da escola, já que se distingue delas por gerar a possibilidade de uma avaliação ampliada no tempo, dentro de métricas comparáveis, que retroalimentam os processos de ensino com informações respaldadas em bases externas de referência.

 

CONCEITUAÇÃO

O Diagnóstico Padronizado do Ensino Médio da Primeira Escolha contempla as 4 áreas de conhecimento do ENEM: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O propósito essencial do DPEM123 é a avaliação das habilidades presentes na matriz do ENEM, sendo os objetos de conhecimento um meio, não um fim em si mesmos, princípio estabelecido pela própria fundamentação teórica e metodológica do ENEM. Além disso, a maior parte do conteúdo abordado nos itens oficiais do exame nacional remete aos programas curriculares do Ensino Fundamental das escolas brasileiras. Assim, os itens a que os alunos das três séries do Ensino Médio respondem contemplam objetos de conhecimento aos quais já foram expostos no segmento anterior, mantendo-se o foco na avaliação das habilidades. Metade do caderno respondido por cada aluno, no entanto, é específico da série. Nele são abordados itens que requerem conhecimentos referentes às séries anteriores, por exemplo, no bloco de questões específico da 3ª série podem figurar questões com conteúdos aprendidos até a 2ª série. O DPEM123 equilibra, portanto, a aferição das habilidades com a adequação, para cada série, do conteúdo exigido nas questões.

 

DESCRIÇÃO

O DPEM123 tem como base a matriz do ENEM, cujas competências e habilidades são bastante amplas. Para constituir o banco de itens, a equipe de especialistas em avaliação da Primeira Escolha desenvolve um trabalho cuidadoso com os especialistas no conteúdo das áreas, que os elaboram, para detalhar o que cada item deve avaliar, por meio de sentenças descritoras específicas. Esse mecanismo permite que os objetos de conhecimento requeridos nos itens sejam abrangentes, mas sem correr o risco de demandarem conteúdo ao qual os alunos ainda não foram expostos. Cada item construído é validado pela Primeira Escolha, juntamente com estruturas, protocolos e atividades de avaliação para serem realizados nas escolas. Múltiplos cadernos são respondidos por alunos de cada série, de modo a abranger, do ponto de vista institucional, diferentes habilidades, de maneira bastante precisa, conforme detalhado no quadro a seguir.

 

ÁREA INSTRUMENTOS TEMPO DE APLICAÇÃO ITENS UTILIZADOS EM TODOS OS CADERNOS HABILIDADES DO ENEM AVALIADAS
LINGUAGENS Cadernos com 30 questões com 5 alternativas 2h 167 30
MATEMÁTICA Cadernos com 30 questões com 5 alternativas 2h 145 30
CIÊNCIAS HUMANAS Cadernos com 30 questões com 5 alternativas 2h 145 30
CIÊNCIAS DA NATUREZA Cadernos com 30 questões com 5 alternativas 2h 145 30

 

 

DIFERENCIAIS

          •Projeção dos resultados na escala do ENEM, permitindo um acompanhamento do aluno ao longo dos anos e possibilitando que a escola faça orientações individualizadas para o desenvolvimento discente.

          •Avaliação de cada habilidade por múltiplas questões, evitando que a dificuldade de itens específicos se sobreponha à avaliação das habilidades, o que torna mais fidedignos os resultados, do ponto de vista institucional.

          •Bases de referência com milhares de alunos no histórico do DPEF789, para que a escola possa analisar cada resultado e interpretá-lo dentro de suas próprias expectativas pedagógicas.

          •Relatórios analíticos e pedagógicos detalhados, disponibilizando à escola farta informação qualitativa e quantitativa para entendimento dos resultados.

          •Reunião de devolutiva (por videoconferência) da equipe pedagógica da Primeira Escolha com os profissionais da Escola, favorecendo a leitura dos resultados.

          •Liberação de 100 itens nos relatórios pedagógicos, para análise dos professores da escola, favorecendo a compreensão dos resultados e das habilidades.

          •Estatísticas detalhadas por habilidades, mostrando para a escola em quais habilidades os alunos mais avançaram e em quais precisam avançar mais.

 

O QUE A ESCOLA RECEBE

          •Guias e materiais de preparação (digitais).

          •Cadernos de prova e protocolos de aplicação (impressos).

          •Relatórios pedagógicos e analíticos (digitais).

          •Relatórios individuais dos alunos, para compartilhamento com as famílias (digitais).

          •Reunião de devolutiva com a equipe pedagógica da Primeira Escolha (videoconferência).

 

PERÍODO DE APLICAÇÃO

O DPEM123 é aplicado anualmente, no início do ano letivo, para a 1ª, a 2ª e a 3ª série do Ensino Médio. Em 2018, o período de aplicação será de 12 a 23/03, para todos os anos escolares envolvidos.

Post has no taxonomies